quinta-feira, 10 de abril de 2014

Barco Valboeiro - miniaturas

São vários os artistas que se tem debruçado sob o Barco Valboeiro também conhecido como Saveiro de Valbom devido ao seu uso na pesca do sável.

Barco Valboeiro - miniatura
Esta miniatura do Barco Valboeiro está a ser desenvolvida em Ribeira de Abade e não chega para as encomendas.

Esta curiosa embarcação de pesca e de transporte de passageiros da zona de Valbom podia navegar tanto no rio como no mar.

Presentemente, existe um artesão em Valbom que se dedica à construção do Barco Valboeiro em miniatura, atingindo cerca de 58cm de comprimento.

Construção do Barco Valboeiro
Construção do Barco Valboeiro


Como Valbom foi a segunda colónia de pesca mais importante do país, talvez seja também razão de se atribuir tamanha importância ao Barco Valboeiro com cerca de 7 metros de comprimento.

Barco Valboeiro
Barco Valboeiro


Não tem a fama do Barco Rabelo, mas tem um lugar de relevo muito importante, pois até se encontra exposto no Museu da Marinha em Lisboa e esteve exposto na XVII Exposição sobre a Europa do Renascimento e os Descobrimentos.

No livro a "Lancha Poveira" e o "Saveiro de Valbom" do arquiteto Octávio Lixa Felgueira se pode ler algo mais em pormenor sobre a beleza e a utilidade deste barco.
Também Marcos de Oliveira dá um relevo muito especial aos barcos de pesca, mencionado o Barco Valboeiro.

construção de miniatura do Barco Valboeiro

O Barco Valboeiro tinha não só, utilidade para a pesca como também para transporte de passageiros quer para a cidade quer para as freguesias mais próximas, situadas na margem esquerda do rio Douro.

por Joao Pires

2 comentários:

  1. Boa noite consegue me arranjar o contacto desse artesão pfv?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, alguém me pode dizer como contactar o artesão, ou o sitio onde trabalha??

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar